OFICINA I
A entrevista tem como objetivo mostrar a importância da TV - Vídeo na Escola e como esse trabalho vem sendo desenvolvido nos dias atuais. Explanaremos ainda o resultado da pesquisa realizada pelo grupo.
A TV Escola é um canal do Ministério da Educação totalmente dedicado à educação, pois é voltado para o apoio pedagógico nas escolas. Os vídeos produzidos por ela devem sofrer mudanças em todas as suas fases, incluindo concepção, pesquisa, roteiro, elaboração, sonorização, edição, organização do material “excedente”, veiculação, disponibilização, sem dúvida é uma tarefa complexa, pois quanto mais se realiza, mais experiências se ganham e mais fácil será construir uma analise crítica. O atendimento se dá através de antenas parabólicas que confeccionam os programas e o Ministério da Educação é o responsável em distribuir a carga horária dessa programação. Na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, eles gravam diariamente a programação da TV Escola e quando as escolas precisam de algum programa, elas fornecem a mídia, e duas pessoas da secretaria são responsáveis por essa reprodução nas escolas. A secretaria não trabalha com produções de vídeos, pois não possui os equipamentos necessários. O vídeo é fundamental no contexto escolar do aluno, pois a imagem e o vídeo quando é bem trabalhada fala mais que o material didático, além disso, ele é mais estimulante, ou seja, o aluno amplia o seu conhecimento através de determinadas imagens. Porém para que haja um bom resultado, o professor deve fazer um planejamento adequado. As maiores dificuldades para o sucesso do programa, é a manutenção e a questão da infra-estrutura, pois só disponibilizam de um técnico para realizar a manutenção.
Conclusão: A entrevista feita com Dalvaci na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte foi de fundamental importância para ampliar nossos conhecimentos em relação ao programa TV Escola. Ressaltamos ainda que as orientações fornecidas pela oficina I (Vídeo e Cinema na escola), contribuíram muito para a realização de um vídeo, podendo abordar diversos temas educativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário