A palestra realizada na noite do dia 16-03-09 teve como tema: Vivências Freinetianas e teve como palestrantes o professor Francisco Assis Pereira e a professora da UFRN Sandra Borba. O professor Assis começa sua palestra discursando sobre Célestin Freinet.
Freinet (1896-1966) foi um mestre, pedagogo, militante sindical e político que desencadeou numa escola de uma pequena povoação em França, uma experiência pedagógica excepcional que teria repercussões não só no seu país, mas também no resto do mundo, durante a II Guerra Mundial, sofre dos efeitos dos gases tóxicos que prejudicaram os seus pulmões para o resto da vida. Lança a idéia da aula passeio, depois traz uma impressora para sala de aula e ele percebe que as crianças a partir daí passam a verbalizar mais, a interagir, a escrever e falar mais, a contar suas aulas passeios, passa a usar a impressora. Freinet é quem faz a mudança do quadro negro para o quadro branco.... Assis nos fala sobre os Princípios Pedagógicos de Freinet: Pedagogia do Trabalho, Trabalho Cooperativo, Método Natural etc., as Invariantes Pedagógicas Por fim termina seu discurso nos mostrando varias fotos de Freinet e de metodologias adotadas por ele como, por exemplo, a auto e hetero-avaliação, diário das turmas.
Freinet (1896-1966) foi um mestre, pedagogo, militante sindical e político que desencadeou numa escola de uma pequena povoação em França, uma experiência pedagógica excepcional que teria repercussões não só no seu país, mas também no resto do mundo, durante a II Guerra Mundial, sofre dos efeitos dos gases tóxicos que prejudicaram os seus pulmões para o resto da vida. Lança a idéia da aula passeio, depois traz uma impressora para sala de aula e ele percebe que as crianças a partir daí passam a verbalizar mais, a interagir, a escrever e falar mais, a contar suas aulas passeios, passa a usar a impressora. Freinet é quem faz a mudança do quadro negro para o quadro branco.... Assis nos fala sobre os Princípios Pedagógicos de Freinet: Pedagogia do Trabalho, Trabalho Cooperativo, Método Natural etc., as Invariantes Pedagógicas Por fim termina seu discurso nos mostrando varias fotos de Freinet e de metodologias adotadas por ele como, por exemplo, a auto e hetero-avaliação, diário das turmas.
Jacyara Pinheiro Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário