quarta-feira, 24 de junho de 2009

III Congresso Educação UnP

RESUMO PALESTRA SOBRE VIVÊNCIAS FREINETIANAS E FREIREANAS

Francisca Edna Borja
Durante o III Congresso de Educação da Universidade Potiguar: “Saberes e Sabores da Docência”, dia 16 de junho de 2009, às 19h, no Auditório II da Unidade Floriano Peixoto, foi proferida uma palestra pelos docentes: Sandra Borba e Assis Pereira, ambos da UFRN, sobre Vivências Freinetianas e Freireanas na Educação Básica. Inicialmente o prof. Assis explanou sobre as ideias libertárias do francês Célestin Freinet - mestre, pedagogo, militante sindical e político - que desencadeou numa escola de uma pequena povoação na França, uma experiência pedagógica excepcional que teria repercussões não só no seu país, mas também no resto do mundo. Freinet buscava formas alternativas de ensino, pois não conseguia se adaptar a forma tradicional. Desta forma, postulou as chamadas "Invariantes Pedagógicas", consideradas como pilares de sua proposta Pedagógica. As práticas atuais de jornal escolar, livro da vida, trabalhos em grupo, troca de correspondência, aula-descoberta, trabalho cooperativo e plano de trabalho são idéias defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado. Fica claro, porém, que o professor que pratica as atividades acima citadas, mas que ignora os aspectos políticos e sociais ao redor da escola, não está de acordo com a proposta do educador. Isto porque sua pedagogia traz em seu contexto a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente. “O Educador deve ter a sensibilidade de atualizar sempre sua prática”, provavelmente isto faz com que Freinet seja considerado um autor de multi-referencialidade e estudado em todas as áreas da educação na atualidade. De posse da palavra, a profa. Sandra Borba abordou o educador brasileiro Paulo freire, o qual delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com as classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram voltadas à educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários. Autor de várias obras, Freire, igualmente a Freinet, é referencial de educador pedagógico em todo o mundo. A profa. Sandra Borba antes de finalizar sua palestra traçou um paralelo das semelhantes idéias e ideais desses dois grandes educadores: ambos tomaram como base de estudo as vivências concretas; criticavam a educação tradicional; defendiam que a educação deve partir da realidade dos alunos para a problematização; que deve haver diálogo entre professores e alunos; que a escola não pode estar afastada do cotidiano; que o conhecimento deve envolver apropriação e construção; que a curiosidade do aluno deve ser instigada; que o aluno é o sujeito da aprendizagem; que as diferenças devem ser respeitadas; que afeto, fraternidade e respeito à individualidade devem ser praticados; valorização dos saberes dos educandos; que as propostas pedagógicas não são obras acabadas, elas estão em constante construção. E finalmente, que ambos possuíam um amor sincero pelo ser humano. Parabéns ao casal pela encantadora apresentação.
Palavras-Chave: práticas educativas/pedagogia/transformação.
Natal, 18 de junho de 2009.

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