quarta-feira, 24 de junho de 2009

III Congresso de Educação - Pontos mais importantes da Palestra Vivências Freinetianas e Freireanas na Educação Básica.


Cláudia Luciana.

O presente relatório tem como objetivo mostrar os pontos mais importantes da palestra que foi realizada no dia 16 de Junho às 19 horas no auditório II da Universidade Potiguar. Inicia hoje na Universidade Potiguar o segundo dia do III Congresso de Educação da UnP que teve como tema: Profissão Docente: refletindo sobre a prática pedagógica. Antes da palestra o grupo de teatro pedagógico da UnP se apresentou no auditório II, o grupo é composto por alunos do 1º e 5º período do curso de Pedagogia. Depois da apresentação a mesa-redonda foi composta pelas autoridades acadêmicas: Pró-Reitor de Graduação: Cláudio Márcio, Diretora da escola de Licenciaturas: Professora: Conceição Varella, Diretora do curso de Pedagogia: Márcia Portela e os convidados da UFRN: Sandra Borba e Assis Pereira.
A mesa tinha como tema: Vivências Freinetianas e Freireanas na Educação Básica. Assis Pereira é quem inicia a palestra falando sobre Célestin Freinet (1896-1966) foi um pedagogo frânces, um importante reformador da pedagogia de sua época. O mesmo passou por duas guerras mundiais. Foi Freinet que criou a aula-passeio, ao observar as suas crianças no pátio constatou que elas se mostravam cheias de vida, curiosas e criativas, mas que ao entrarem para sala de aula assumiam uma postura passiva e desinteressada. Freinet decidiu levá-las a um passeio pela região e a cada passo ia percebendo o quanto de aprendizagem viva era possível ter numa atividade como esta. Por isso criou a aula passeio, pois acreditava que o interesse da criança não estava na escola, mas sim fora dela. Ao chegar de volta à sala de aula, Freinet pedia aos seus alunos que contassem as suas impressões, anotações sobre os passeios, as quais eram lidas pelo professor. E assim surgiu o texto livre, entre outras técnicas importantes para o desenvolvimento do aluno.
Dando continuidade a palestra Sandra Borba fala da vida e do trabalho de Paulo Freire. Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19 de Setembro de 1921 na cidade de Recife-PE. Com a crise de 1929 e o falecimento do seu pai, Paulo Freire passou por dificuldades econômicas. O mesmo cursou Direito na Universidade do Recife em 1943, mas não exerceu a profissão, foi professor de uma escola de 2º grau e ensinou a língua portuguesa. No início dos anos 60 Paulo Freire montou o conhecido Método Paulo Freire no Estado de Pernambuco, que tinha como objetivo alfabetizar adultos. Um grande exemplo da eficiência do seu método foi que em Angicos – RN no ano de 1963 foram alfabetizados 300 pessoas em 30 dias. Paulo Freire criticava o ensino oferecido na maioria das escolas “escolas burguesas” que o mesmo denominou de educação bancária, com isso Paulo Freire propôs que as salas de aulas das escolas desenvolvessem a criticidade dos seus alunos. A obra de Paulo Freire que é considerada a mais importante é o livro Pedagogia do Oprimido, mas o mesmo escreveu outros grandes livros, cito outro livro muito conhecido: Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. As obras de Paulo Freire foram traduzidas em mais de 20 idiomas. O mesmo faleceu de enfarte em 2 de Maio de 1997 na cidade de São Paulo-SP. Paulo Freire foi um educador brasileiro e é considerado um dos pensadores mais ilustre na história da Pedagogia mundial. O mesmo é muito reconhecido, estudado e amado, e sempre será por todos aqueles que verdadeiramente o admira e ama.
Enfim, é importante ressaltar que Paulo Freire e Freinet criticavam a educação tradicional; vêem no educando o sujeito da aprendizagem e eles defendiam que a educação deve partir da realidade dos educandos para a problematização.

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